quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Miguel de Cervantes - Dom Quixote

Escritor: Miguel de Cervantes
Romancista, dramaturgo e poeta espanhol, criador de Dom Quixote, a figura mais famosa da literatura espanhola, revolucionou a literatura ao utilizar recursos como a ironia e o humor.
Nasceu em Alcalá de Henares, em 29/09/1547, cidade perto de Madri. Passou a sua infância nas duas cidades. Estudou em Madri (1568-1569) e depois foi para Roma. Seu pai era médico.
Em 1570, tornou-se soldado. Em 1575, foi capturado pelos turcos e tornado escravo por 5 anos, até que em 1580, sua família conseguiu dinheiro suficiente para resgatá-lo.
Casou-se em 1584 e morreu em 23/04/1616.
Nome da obra: Dom Quixote
Dom Quixote de La Mancha é considerada a grande criação de Miguel de Cervantes. Foi publicada em Madrid em 1605. A história é escrita sob a forma de novela realista e faz uma imitação cômica dos romances de cavalaria de imensa popularidade naquela época.
Nesta obra, o protagonista, já de certa idade, entrega-se à leitura desses romances, perde o juízo, acredita que tenham sido historicamente verdadeiros e decide tornar-se um cavaleiro andante. Por isso, parte pelo mundo, no desejo de combater as injustiças, acompanhado de seu fiel escudero Sancho Pança e de seu velho cavalo Rocinante, para viver, de forma alucinada, o seu próprio romance de cavalaria. Enquanto narra os feitos do Cavaleiro da Triste Figura, como os ataques contra moinhos de vento confundidos com gigantes e contra rebanhos de carneiros, que pensa ser um exército de inimigos, Miguel de Cervantes satiriza as regras que regiam as histórias fantasiosas daqueles heróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário